Assim, ainda jovem depois que seu pai morreu, mudou se com a mãe para a Inglaterra em 1923.
Formou-se engenheiro em 1928 e nutria uma enorme paixão pelos carros.
Depois de passar por empregos menores, chega a Morris, onde trabalhou durante a segunda grande guerra e ajudou ate no desenvolvimento de aviões e veículos militares.
Entre seus trabalhos na época estava o Morris Minor, que se tornou um sucesso e foi fabricado até 1971.
A Morris e a Austin se uniram para formar a BMC, o que fez que Alec se desligasse da empresa para retornar anos depois.
Em 1957 começa a crise de Suez e Alec recebe o desafio de fazer um carro compacto, que usasse peças já disponíveis.
Além disso, deveria transportar até 4 pessoas mais bagagem e caber em um espaço de 3 x 1,2 x 1,2 metros.
O carrinho era muito leve, pesando apenas 570 kg.
Apesar das suas dimensões externas tinha bastante espaço interno.
O interior era muito simples, contava com um grande velocimetro no centro do painel.
O volante tinha boa pega, e a direção boas respostas.
Entrar e sair do carro não exigia muito esforço mesmo para os passageiros do banco trazeiro.
O motor era o mesmo do Minor, porém colocado transversalmente.
Tinha quatro cilindros, 850 cc e um tanque de 25 litros o que lhe proporcionava ótima autonomia, fazendo até 20 km/litro. Era alimentado por um carburador SU e rendia 30 cavalos
O cambio foi colocado no cárter utilizando o mesmo óleo do motor que teve que ser especialmente desenvolvido pela Castrol. O cambio tinha 4 marchas e a tração dianteira levava o carrinho a 115km/h.
A suspensão independente nas quatro rodas, não era muito confortável, porém prorcionava excelente estabilidade. Tinha batentes de borracha invés de amortecedores e molas.
Os freios eram a tambor, e suficientes para o desempenho do carro.
Eram oferecidas duas versões: o Austin Seven e o Morris Mini Minor.
Apesar das suas dimensões externas tinha bastante espaço interno.
O interior era muito simples, contava com um grande velocimetro no centro do painel.
O volante tinha boa pega, e a direção boas respostas.
Entrar e sair do carro não exigia muito esforço mesmo para os passageiros do banco trazeiro.
O motor era o mesmo do Minor, porém colocado transversalmente.
Tinha quatro cilindros, 850 cc e um tanque de 25 litros o que lhe proporcionava ótima autonomia, fazendo até 20 km/litro. Era alimentado por um carburador SU e rendia 30 cavalos
O cambio foi colocado no cárter utilizando o mesmo óleo do motor que teve que ser especialmente desenvolvido pela Castrol. O cambio tinha 4 marchas e a tração dianteira levava o carrinho a 115km/h.
A suspensão independente nas quatro rodas, não era muito confortável, porém prorcionava excelente estabilidade. Tinha batentes de borracha invés de amortecedores e molas.
Os freios eram a tambor, e suficientes para o desempenho do carro.
Eram oferecidas duas versões: o Austin Seven e o Morris Mini Minor.
3 comentários:
Olá, adorei...Parabéns pela idéia do clube. Já é um sucesso!
Abração
Interessante, achei que Sir Alec fosse grego. Belo resumo!
Bela iniciativa, mas onde vou arruma tempo para visitar mais um endereço...tô perdido, he, he. brincadeira.
Postar um comentário