Uma breve História do Mini

Nascido na Turquia em 1906 Alec Issigonis, era descendente de Ingleses por parte de pai.
Assim, ainda jovem depois que seu pai morreu, mudou se com a mãe para a Inglaterra em 1923.
Formou-se engenheiro em 1928 e nutria uma enorme paixão pelos carros.
Depois de passar por empregos menores, chega a Morris, onde trabalhou durante a segunda grande guerra e ajudou ate no desenvolvimento de aviões e veículos militares.
Entre seus trabalhos na época estava o Morris Minor, que se tornou um sucesso e foi fabricado até 1971.
A Morris e a Austin se uniram para formar a BMC, o que fez que Alec se desligasse da empresa para retornar anos depois.
Em 1957 começa a crise de Suez e Alec recebe o desafio de fazer um carro compacto, que usasse peças já disponíveis.
Além disso, deveria transportar até 4 pessoas mais bagagem e caber em um espaço de 3 x 1,2 x 1,2 metros.
O carrinho era muito leve, pesando apenas 570 kg.
Apesar das suas dimensões externas tinha bastante espaço interno.
O interior era muito simples, contava com um grande velocimetro no centro do painel.
O volante tinha boa pega, e a direção boas respostas.
Entrar e sair do carro não exigia muito esforço mesmo para os passageiros do banco trazeiro.
O motor era o mesmo do Minor, porém colocado transversalmente.
Tinha quatro cilindros, 850 cc e um tanque de 25 litros o que lhe proporcionava ótima autonomia, fazendo até 20 km/litro. Era alimentado por um carburador SU e rendia 30 cavalos
O cambio foi colocado no cárter utilizando o mesmo óleo do motor que teve que ser especialmente desenvolvido pela Castrol. O cambio tinha 4 marchas e a tração dianteira levava o carrinho a 115km/h.
A suspensão independente nas quatro rodas, não era muito confortável, porém prorcionava excelente estabilidade. Tinha batentes de borracha invés de amortecedores e molas.
Os freios eram a tambor, e suficientes para o desempenho do carro.
Eram oferecidas duas versões: o Austin Seven e o Morris Mini Minor.